quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ANALISANDO O PERFIL DO JOGADOR DE FLAG

Muito foi discutido nos últimos anos sobre o perfil dos jogadores de flag em São Paulo. Desta forma, a equipe do PFN, de forma pioneira realizou ao longo dos últimos 3 meses uma extensa pesquisa sobre o assunto, auxiliado pelo departamento de estatísticas da USP.

Foram localizados alguns pontos em comum entre a maioria dos jogadores, independente de sua posição em campo, entre eles:

1. Os jogadores de flag são nerds contumazes. Aproximadamente 34% trabalha em profissões ligada a computadores: webmasters, programadores, analista de sistemas, web designers, controladores de rede, etc.

2. Seguindo a linha nerd, nada menos que 72% tem como hobby os tradicionais jogos para manés via net: tibia, fantasy, counter strike, batlefield. Perdem inúmeras sextas-feira e sábados plantados em frente ao PC.

3. Em consequencia dos itens acima, 42% dos jogadores acima de 18 anos são virgens. Vale frisar que a média da população brasileira neste quesito é de apenas 18%.

4. 50% desconhecem quase que por completo as regras do flag e do futebol americano.


Passaremos agora a análise dos jogadores por posição em campo, portanto muito mais específica. Vamos utilizar também como parâmetro os indicados ao Pro-Bowl 2008:

QB:
Basicamente é o dono do time, ou o dono da bola. Todo QB é marrento, tem um estilo próprio. QB sem marra jamais será um bom QB. O jogador precisa ter um diferencial, seja um cabelo invocado estilo homem das cavernas, uma profissão amalucada como ser físico, ou então ficar gritando umas palavras em inglês no momento do huddle.
Foram detectadas poucas semelhanças entre os QBs. Existem atletas e boleiros, burros e inteligentes, altos e baixos. O fator que os une sem dúvida é a marra!

WR/CB/S/KR:
Inúmeras semelhanças. Estes são os verdadeiros atletas do esporte. Agéis, velozes e com grande explosão, essa turma é formada pelo jogadores que não bebem, não fumam e consequentemente não metem. Aproximadamente 85% dos jogadores nesta posição são virgens, e não pretendem mudar essa condição. Pegar na mão de uma mulher para eles é coisa de filme.
Normalmente são os jogadores mais dedicados aos treinamentos, sempre em condições de jogar até 3 partidas seguidas, mesmo dobrando as posições. Não faltam em treinos e ainda acham que estão treinando pouco. Gostam de estudar rotas e técnicas de marcação.
Na LPFA, olhando o Pro-Bowl 2008, temos grandes exemplos nesse perfil: Paulinho, Kal-El, Tails, Diego, Munuera, etc.

C/G/DE:
Obviamente 95% são gordos, alguns mais, outros menos, mas invariavelmente acima do peso. Colesterol sempre nas alturas, avessos a treinos de qualquer espécie, pouco entendem sobre as regras do esporte.
Pelo lado bom, formam a turma mais boa-praça do flag paulista. Quase a integralidade não recusa uma cerveja gelada, um churrasquinho, uma boa pizza, um carteado, ou qualquer evento social que apareça. 75% dos jogadores afirmam serem os Linhas as melhores companhias para uma bagunça.
Por outro lado, muito se discute sobre a tão propalada burrice dos jogadores de linha. Mito?
Uma análise realizada pelo departamento de estatística da USP comprovou: É fato! Jogadores de linha são mais burros que o restante. Foi analisada a prova de arbitragem/estatística realizada pela LPFA em julho/2008. Jogadores de linha tiveram um aproveitamento de 43% na prova de arbitragem e 47% na prova de estatísticas, enquanto os de outras posições tiveram um aproveitamento de 69% e 71% respectivamente.
O PFN não conseguiu encontrar uma justificativa que explique essa variável. Fica o desafio aos leitores.

RB:
São os anões do flag, tão rápidos e ágeis como os WR, porém sem a altura suficiente para uma boa recepção. É a posição onde se encontram os jogadores mais jovens do flag, com média de idade de 18,5 anos. Obviamente, virgens em sua grande maioria. Virgem tem mais energia para correr? Sem dúvida.

LB:
-Sabe lançar uma bola?
-Não.
-Sabe receber a bola? Tem catch?
-Não.
-Tem peso pra bloquear?
-Não.
-Tem força para superar a OL?
-Não.
-Tem altura para ser um safety?
-Não.
-É veloz para ser o RB?
-Não.
-Consegue acompanhar a marcação de um WR?
-Não.
-BEM VINDO AMIGO, VOCÊ É O NOVO LB DO TIME!

11 comentários:

Daniel disse...

Em defesa de causa própria todo lugar tem suas excessões... Senão Linhas não eram Managers de times ou o time inteiro é burro mesmo...

Anônimo disse...

porra mancada falar isso dos LB eu mesmo ja fui um!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Faltou só um comentário na parte de QB.

QBs também são os mais excluídos do grupo de amigos. Só querem jogar nessa posição pq gostam da atenção (nunca tiveram isso na vida.) e acham que irão ficar mais aceitáveis socialmente.

Anônimo disse...

Vale mencionar uma outra estatística também: desses 50% que desconhecem quase que por completo as regras do flag e do futebol americano, 90% apitam os jogos

Anônimo disse...

vamos jogar Perfect World ou World Warcraft?

Anônimo disse...

Hahaha! A descrição do LB é perfeita!! Hahaha

Chupa Smash! Habilidade de um LB e inteligência de alguém da linha!

Anônimo disse...

meu deus hauhauhauahua

Anônimo disse...

O Freire é LB né?? huahuahuahua

Anônimo disse...

Claro! Aqui é 99% raça e 1% habilidade... hahah

Anônimo disse...

Perfeita as descrições !!! Tirando um pouco a parte dos Linhas é claro !

Anônimo disse...

"Em defesa de causa própria todo lugar tem suas excessões... Senão Linhas não eram Managers de times ou o time inteiro é burro mesmo..."

Hummmm... acho que a resposta certa é: alternativa B !!!!