sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ultimate all-time classic dinossaur flag teams - part II

Ferraz de Vasconcelos Dark Angels

Nos primórdios da LigaFlag existia uma grande separação (implícita) entre times do Ibirapuera e times “de fora”. Os times “do Ibirapuera” eram compostos em sua maioria por estudantes da classe média e média-alta da sociedade, alguns ainda colegiais e outros universitários, além dos famosos “tios”, tais como Miurasam (sim, ele jogava), Alez(the original ‘tiozinho’), Brik(the original Center)... Já os times "de fora" tinham como um dos seus principais representantes o Ferraz de Vasconcelos Dark Angels, composto principalmente por jogadores de origem mais humilde, do extremo leste da região metropolitana de nossa capital paulista. Este time deu o pontapé inicial na criação da diversidade geográfica da LigaFlag, que hoje engloba times de Diadema, Sorocaba, Brasilândia entre outros, além de quebrar a ‘barreira’ econômica entre seus participantes.

Proveniente de Ferraz de Vasconcelos na zona leste da região metropolitana de São Paulo, o Dark Angels era comandado pelo grande e saudoso Anderson Barreto, até hoje um dos principais incentivadores do Flag e do Futebol Americano no Brasil. O QB Tiago também era um dos seus principais jogadores e juntamente com Anderson por muito tempo conduziu a equipe nos campeonatos da Liga. Certamente os dois principais articuladores do time à época.
.
Porém, o jogador mais lendário do time não era um jogador! A grande e principal lenda do Flag proveniente do Dark Angels foi a pequena Nádia! A primeira mulher a jogar flag no Brasil. Ou melhor, a primeira mulher a jogar flag entre os homens no Brasil! A verdadeira precursora do flag feminino. Fica aqui a sugestão para que a taça de campeão de um eventual campeonato de flag feminino seja batizada como Troféu Nádia. Nádia está para o flag feminino assim como Charles Miller está para o futebol no Brasil.

Em tempos de dificuldade para se encontrar bons campos, vale lembrar que o Dark Angels certamente foi o time que melhor sediou uma rodada da LigaFlag em toda história da Liga. A equipe forneceu seu campo de treinamento em Suzano para a realização de uma rodada em um campeonato no início da década. Um campo de fazer inveja a qualquer time, praticamente de calibre NFL, com direito a gramado digno de Morumbi, marcação de 5 em 5 jardas com faixas de cal por toda extensão do campo, estacionamento com lugar para todos os carros e cerveja gelada acompanhadas de coxinhas e pastéis a menos de 20 metros do campo no boteco do seu Zé.

Outro ícone da era em que o “presidente” era o principal fornecedor de “combustível” no parque, o Dark Angels sempre foi conhecido como um time extremamente pacífico e bacana, nunca arrumando confusões e sempre cooperando para o crescimento da Liga. E é com essa imagem que o Dark Angels terá sua camisa branca com detalhes vermelhos e pretos imortalizada para sempre no HoF da LigaFlag-SP.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que tal escrever o relato sobre o MAIOR trade da história do Flag, onde 2 excelentes jogadores foram trocados por uma jovem promessa, que hoje é headcoach de um dos grandes times da Liga...

Anônimo disse...

TAÇA NADIA!!!
Certeza, eu até joguei contra ela!!

Lucas Siviero disse...

eu já joguei pelo dark angels!

Montanha

FLEMES disse...

O Montanha, ja jogou pelo Revolution, não nega as origens mano...rs
abs