terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Jurassic Flag- ABRAFA BOWL

Boa noite, marujos sujos e fedidos,

Após pesquisas e pesquisas, viagens no tempo e algumas catuabas depois, trago hoje um tesouro do mundo fantastico do flag football.

Como todos sabem, nos primórdios de 2000 o flag começou a ser praticado em São Paulo, porém apenas na escola Mackenzie e em mais duas escolas publicas, o flag foi projetado pelos Professores Paulo Arcuri, Claudio Telesca e Mauricio.

Do outro lado da cidade, mais especificamente na Zona Leste, no bairro da Vila Ema, surgia o primeiro time de flag football que se teve noticias, o Vila EMARRECOS, que mais tarde se tornaria o SP SARGENTS, com o surgimento do SP SARGENTS, também surgiu o SP MONKEYS, liderado pelo garoto prodigio Daniel Quesada.

Durante os sabados, eram feitos os famosos "rachões" para o pessoal brincar de flag, campeonatos eram raramente organizados pelo baixo numero de praticantes, porém em 2001 foi realizado o primeiro campeonato dentro do ibirapuera, o chamado ABRAFA BOWL, um campeonato que marcou a ruptura do "flag ibirapuera" com a ABRAFA, dando ínicio ao projeto LIGAFLAG, porém falarei disso mais tarde.

O Abrafa Bowl contou com seis equipes, o Brasil Devilz, Sp Sargents e Sp Sharks (O monkeys tinha mudado de nome nessa época) do ibirapuera e o Sua Mãe (alunos do Mackenzie), Mack I (alunos do mackenzie) e o Abrafa All Stars(time que continha os professores Paulo Arcuri, Claudio Telesca e Paulo Mancha).



















Foto dos participantes do ABRAFA BOWL.




Os grupos foram dividos em dois grupos, no Grupo A ficou Brasil Devilz, Sp Sharks e Sua Mãe, já no Grupo B ficou Sp Sargents, ABRAFA ALL STARS e MACK I.

No grupo A o favoritismo do Sharks era tamanho, apesar dos seus 16 anos, Daniel Quesada era considerado o melhor Qb do hemisfério sul, com a vinda do Recebedor Leandro Gibelli (MVP 5 vezes da LIGA), fizeram uma dupla do mesmo gabarito de Young/ Rice, Bebeto/Romario , Gilmar Fuba/ Biro biro. O sharks venceu o Devilz e o Sua MAe e garantia sua vaga nafinal.

No grupo B, o Sargents nao tomou conhecimento dos demais adversarios e se classificou para a final.





















Pelo time do ABRAFA ALL STARS, Paulo mancha, atual comentarista da Bandsports.


Em uma final emocionante, o Sp Sharks levou seu primeito titulo, o primeiro de muitos da sua história.













acima, o Sharks comemora o titulo (Leandro Gibelli, Leandroi Ligeiro, Daniel Quesada, Daniel Cardinalli e Sérgio Brik).
























Acima o Sp Sargents, se contentando com o 2º lugar






















Acima o Brasil devilz (Formação Classica) - (da esq para dir: Zé Kearse, Douglas, Julio Bóris
, André Vidiz e André "POLI" Heiras, o único atleta do ABRAFA BOWL ainda em atividade)


















Acima os times Sp Sharks e Sp Sargents, destaque para o #4 do Sp Sargents , era o ainda garoto Silvio Santos Jr, atual comentarista do Bandsports.

O ABRAFA BOWL, marcou uma ruptura dos jogadores do ibirapuera com a ABRAFA, pois após um incidente entre Claudio Telesca e Jefferson Man Fuchs, os jogadores do ibirapuera perceberam a necessidade de se auto organizarem para uma independência dos torneios realizados, os campeonatos eram organizados duas vezes por ano e duravam apenas um dia, o sonho de se ter um campeonato com temporada regular e playoffs era considerado uma utopia por parte dos praticantes, mas os times se uniram e fundaram a LIGAFLAG, atual LPFA.

Em breve mais um capitulo desta série, contando a primeira temporada da LIGAFLAG.

BONUS

Em meados de 2000, como o mundo do futebol americano era reduzido para alguns conhecedores, existiam várias bocas livres, uma das melhores aconteceu no Planet Bowling, o Adler além de narrar a NFL, narrava o boliche tb, então houve um encontro com o Adler no Planet Bowling em um mega campeonato onde reuniu jogadores de boliche e jogadores de flag.

abaixo foto histórica, destaque novamente para a dupla de comentaristas da BandSports, Paulo Manche e Silvio Jr, além de POLI , todos munidos de boné da ESPN.

13 comentários:

Helbert Costa disse...

As fotos dá matéria não aparecem

Anônimo disse...

Sensacional a matéria! Mas precisa arrumar as fotos! Quero ver o Silvio!!!hehehehe

Sobrenatural de Almeida Jr. disse...

em breve as fotos estarão em ordem.

desculpem os transtornos

Anônimo disse...

noooooooooooossa agora sim!!! Silvio Santos Jr moh novinho... e o fotografo centralizava muito bem diga-se de passagem

Anônimo disse...

gringaçooooooooooo

Anônimo disse...

Uma das melhores matérias já feitas até agora!

Anônimo disse...

Porra, o Poli não é o único a jogar hoje em dia, eu também to aqui, firme e forte, ehehee!

Felipão - #16 SP Sargents / #83 Brasil Devilz

Anônimo disse...

Uma das melhores matérias já feitas até agora! [2]

Cadu Martins disse...

Porra, sensacional. O Devilz de azul e amarelo, que da hora!!!!

Continuem a história, está muito legal esta matéria, aguardamos sequência.

Abs, Pizza #7 Devilz

André José Adler disse...

Ainda bem que o Richard Wheat me chamou atenção para esta matéria no MSN! Foi uma bela viagem ao passado. Silvio, Poli, eu....com caras de meninos! O Mancha já tinha cavanhaque (eu levei mais 3 anos pra criar um, (não combinaria com o cabelo-pintado-de-louro-mau-comportamento).

Esta foto é de 2001 na verdade, quando após conhecer um Vice Presidente da NFL na semana do Super Bowl XXXV, eu torrei o saco dele até conseguir kits de flags (a maioria dos quais serviu para o trabalho pioneiro do Telesca nas escolas da prefeitura, viva o Telesca!), bolas , brochuras e ainda um troféu para o Carioca Bowl (que faturou muitas milhas de frequent flyer comigo até chegar em Copacabana). A ESPN acabou abrindo o almoxarifado de bonés e esta tralha toda foi parar na casa do Mancha, à quem ainda sou grato).

Vale lembrar que a NFL me incumbiu (depois de eu dizer q viajaria do meu bolso e nao cobraria nada, bastava pagar equipe de camera brasileira) de produzir uma matéria para o programa NFL Blast que passava no mundo todo e era muito legal. Talvez alguém aí tenha gravado...

Mas foi muito bom relembrar estes começos da bola oval paulista, de uma época em que me zoavam na ESPN por promover estes eventos. Eu dizia algo tipo “vai zoar Sua Mãe!”...

Abraços

Adler

Anônimo disse...

Reza a Lenda que surpresas jurássicas estão a caminho!!!

Anônimo disse...

eu diria que esse post foi feito com rapidez para "maquiar" a ida do Sguerri ao draft do Deviz no post anterior

Unknown disse...

Muito boa essa matéria. Alguem teve que procurar nos arquivos arqueológicos essas fotos... hehehe
E detalhe na foto do Sargetns, para o irmão do Felipão, agachado no centro, nosso querido Harry Poter brasileiro huahauhauhauhau